Interessantíssimo conteúdo histórico do artigo "HISTÓRIA" do Jornal O Globo no dia 13 de junho de 2009, revelando um rico acervo em São Luís do Maranhão nas prateleiras do arquivo do Tribunal de Justiça deste estado.
O acervo guardado por longos anos e descobertos pelos técnicos do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), guarda processos de alforria, inventários, testamentos, disputa de propriedades e ações criminais envolvendo escravos.
Processos como o da escrava Liberata que recorreu a justiça para aquisição de sua alforria, constata o que o historiador Flávio Gomes e o embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva mencionam o caminho de escravos conscientes e participativos nas questões que garantiam seus direitos.
Pondo por água a baixo a tese da elite senhorial da época que os escravos não passavam de seres inferiores. Mas os documentos revelam ao contrário, escravos buscando seus direitos , inclusive com ajuda de abolicionistas, mediante processos contra seus senhores.
Ainda há muito que pesquisar e revelar através dos documentos (fontes) a nossa formação social e capitalista ou pré-capitalista no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário