segunda-feira, 29 de junho de 2009
Vale a pena ver
Da obra de Machado de Assis, este filme conduz através de uma viagem no tempo explorando fontes de arquivos dos séculos XVIII e XIX em consonância com o nosso tempo. Bom para refletir em quais meios a sociedade do Brasil foi criada.
Filme: "Quanto vale ou é por quilo?"
sábado, 27 de junho de 2009
A beira de 1 bilhão!
O anúncio da agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) que a barreira de 1 bilhão de pessoas, em consequência da crise financeira internacional, passaram fome no mundo. Segundo a FAO, a maioria das pessoas subnutridas vive em países em desenvolvimento, conforme abaixo.
Prognósticos para este ano:
-53 milhões na América Latina e Caribe;
-642 milhões na Ásia-Pacífico;
-265 milhões na África Subsaariana;
-42 milhões no Oriente Médio e África do Norte;
-15 milhões nos países em desenvolvimento.
Esta projeção assustadora da agência da Organizações das Nações Unidas, evidencia a falta de política firme e substancial para a redução da chamada "insegurança alimentar". Enquanto não houver maior distribuição de renda, política familiar nos países em desenvolvimento, maiores investimentos para gerar empregos e melhorias nas lavouras com implementos técnicos agrícolas nas terras incultas dos países em desenvolvimento para produção de alimentos, mais pessoas somarão a estas estatísticas alarmantes. Que tal inverterem a produção de armamentos para a produção de alimentos? Distribuir a quem precisa? E certamente haveria um excedente fabuloso para comercializar e lucrar!
Para acompanhar: vejo o noticiário no Jornal do Brasil de 20/06/2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Agora uma poesia de Pablo Neruda
Não te quero senão porque te quero
e de querer-te a não querer-te chego
e de esperar-te quando não te espero
passa meu coração do frio ao fogo.
Te quero só porque a ti te quero,
te odeio sem fim, e odiando-te rogo,
e a medida de meu amor viageiro
é não ver-te e amar-te como um cego.
Talvez consumirá a luz de janeiro
seu raio cruel, meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego.
Nesta história só eu morro
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero, amor a sangue e fogo.
CLUBE DA ESQUINA
O Clube da Esquina foi um movimento musical nos anos 60 em Minas Gerais formadores de gerações de jovens admiradores até hoje no Brasil. Entre suas formações temos Minton Nascimento, Márcio Borges, Lô Borges, Flávio Venturini, Fernando Brant, Wagner Tiso, Beto Guedes, tavinho, Toninho Horta e Vermelho. Com letras de poéticas e simples, o grupo conseguiu seguir uma harmonia sem a imagem de líder de grupo, mas sim o sentido de levar a boa música para o povo.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Artigo do Jornal "O Globo"
terça-feira, 16 de junho de 2009
AS VIVANDEIRAS
O universo feminino sempre foi tratado de forma polêmica pelos pesquisadores. O movimento feminista na década de 60 do século XX contribuiu para o enfoque da História da Mulheres. A partir daí, a construção da oposição masculino versus feminino levaria o uso do termo "gênero" para a teoria da diferença sexual.