domingo, 27 de dezembro de 2009

A Dezembrada


A série de batalhas ocorridas no mês de dezembro de 1868 durante a Guerra do Paraguai, mais comumente conhecida como "dezembrada", foi crucial para a derrocada de Solano Lopez e a ocupação de Assunção, capital do Paraguai. Mesmo assim, a a dor da guerra continuaria até o fim definitivo em 1 de março de 1870 no combate de Cerro Corá com a morte do "El Supremo" (1).

Caxias sabia que era necessário um golpe fatal para por fim o mais rápido possível de uma guerra inglória, lenta e cruel que já se arrastava por 4 anos. O mês de dezembro foi posto a prova o poderio militar das forças imperiais sobre o combalido exército paraguaio. Batalhas como: Lomas Valentinas, Itororó, Angostura, Avaí, acabaram com o que porderia ser o último suspiro paraguaio e pôs em fuga o ditador Solano Lopez para as cordilheiras. A batalha do arroio Avaí foi a mais aguerrida delas.

Tarefa não fácil mediante o ímpeto guerreiro paraguaio diante das forças imperiais, sendo a rendição para o esfarrapado soldado paraguaio a última opção. Com a guerra a população do Paraguai foi reduzida a cerca de 200 mil habitantes com maioria de mulheres e crianças. Um mês importante e trágico para finalizar a guerra.

A manobra teve êxito, mas não terminou de imediato com as ambições do ditador Solano Lopez. Caxias se retiraria logo depois cansado e criticado, mas com o dever cumprido em tomar a capital paraguaia e de não participar da matança final. Coube a tarefa final ao genro do imperador D.Pedro II, conde D'Eu.


(1) Título que o ditador Francisco Solano Lopez era conhecido no Paraguai.
Imagem acima: Batalha do Avaí pintada por Pedro Américo e exposta no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir