domingo, 19 de julho de 2009

Cavalo e cão na consquista da América

A conquista dos espanhóis na América, parte que cabia pelo Tratado de Tordesilhas, foi implementada com objetivos principais para obtenção de metais preciosos. Muitos meios foram utilizados pelos mesmos na conquista. Como poucos homens conseguiram sucesso diante de civilizações organizadas e numerosas como as dos Incas, Astecas e Maias? Por meio da cruz e da espada, além de outros meios que aterrorizaram as populações autóctones.
A força do metal e fogo sobre as flechas dos índios foi o que mais contribuiu para a conquista de largas regiões da América. Com espada, canhão, arma de fogo, armaduras, conseguiu conter e aprisionar grandes contingentes indígenas.
Outros meios foram utilizados pelos espanhóis na América como o cavalo e o cão. O impacto que o cavalo proporcionou aos povos indígenas da América foi significante para a conquista. Avisão que o índio tinha do conjunto de homem e cavalo era como se estivesse observando um corpo só. O índio mais aguerrido ao atingir e conseguir derrubar o cavalo, ficava estupefatoao ver que o cavaleiro se "desgrudava" do corpo do animal e ainda vivo, ou seja, para o índio era a formação de um corpo só e que mesmo matando o cavalo ainda continuava vivo e dividia-se em dois corpos. Este foi o primeiro impacto com o cavalo até entender o sentido do cavalo e cavaleiro, mas a altura elevada do conjunto de cavalo e cavaleiro acima de suas casas, conseguiu impor o terror sobre os povos indígenas.
O cão foi outro animal bem utilizado pelos espanhóis e pouco pesquisado pelos historiadores. Cães treinados na caça e perseguição eram armas poderosas para impor medo e fraqueza diante de aterrorizadas tribos indígenas. Enquanto os conquistadores espanhóis com suas couraças, armas de fogo e elmo recebiam chuvas de flechas, cães atacavam os guerreiros indígenas impondo-lhes terror e debandada, que provavelmente tornavam presas fáceis para os conquistadores espanhóis.
Tanto o cavalo e quanto o cão se tornaram animais na cultura indígena posteriormente. Adaptados como animais domésticos pelos índios, cão e cavalo fazem parte de suas vidas hoje em dia. O cavalo largamente utilizado pelo índio como boiadeiro e o cão sempre visto nas aldeias indígenas como companhia e guardião. Não sabem eles que esses dois animais foram o terror do seus antepassados, mas se os povos indígenas de hoje sabem disso, os tornam conscientes e sabedores que é o homem o grande incentivador do terror que foi imposto as grandes civilizãções do continente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário