O legado chinês para a História é notório e alcança todos os ramos do saber humano: culinária, ciência, filosofia, medicina, matemática, religiosa, militar e outros. Desde as dinastias antigas chinesas até a trajetória e aventura de Marco Polo pela Ásia, a China manteve praticamente indiferente para o ocidente, apenas notícias de alguns mercadores que praticavam o comércio pelo oriente próximo para a Europa.
O papel, a pólvora, o ábaco, o macarrão são exemplos de modificações trazidas para o ocidente. As navegações empreendidas pelos portugueses posteriormente aos genoveses, alcançaram uma riqueza mais profunda do que o comércio avançado chinês já fazia pelo oceano índico naquela época. As muitas feitorias instaladas pelos portugueses pelo litoral chinês fez fervilhar de produtos nunca visto na Europa.
A perda desse rico mercado que os portugueses adquiriram aos ingleses, fez da grande China uma potente e rica colônia para a Grã-bretanha no século XIX e XX. O atraso que foi imposto a antes promissora cultura chinesa, tornando-se um manacial de pobreza, analfabetismo generalizado, mortalidade infantil altíssima, uma China insalubre e doente, além de importante comércio e exportador de ópio.
Após a Revolução Chinesa de 1949 e a transformação de colônia exportadora para socialismo maoísta, voltado para a política de crescimento agrário e industrial de base, elevando sensivelmente a economia chinesa para melhores níveis. O mais importante e interessante nesta trajetória da politica chinesa foi a abertura de sua economia para o capital externo, trasitante para um capitalismo forte e agressivo dentro de uma nação comunista. Esta transição que de início foi lentamente se praticando na China, transformou numa potente economia capitalista que avança em passos largos para outros mercados no mundo todo, inclusive América Latina e África.
O descaso e vista grossa que os EUA fizeram após a queda do socialismo na Europa, deixando de lado a América Latina e África se voltando mais para a Europa e Oriente, abriu uma brecha importante para a afirmação do mercado chinês e concretizando novos contratos comerciais nestes novos pré-satélites para a China. Agora é ver para crer na transformação de uma nova potência mundial. Esperamos que essas transformações sejam encaminhadas em paz e com justiça para todos. E certamente esperamos que sejam para o bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário